Com este texto não pretendo analisar o filme Oldboy, como fazem tantos outros blogs dedicados ao cinema. Pretendo discutir a forma das adaptações de obras literárias ou games para o cinema. No caso de Oldboy a obra original foi um mangá (quadrinhos japoneses).
Oldboy antes de qualquer coisa é um filme marcante, a narrativa conduz o espectador por caminhos inimagináveis da vingança. O filme começa quando o beberrão Oh-Dae-Su é sequestrado e fica preso durante quinze anos em um quarto isolado, sua única companhia é uma televisão que também tem o papel de calendário. Ao sair da prisão Oh-Dae-Su quer vingança, já que ficou preso por anos sem saber o motivo, sua mulher foi morta para que ele fosse culpado, não saber o paradeiro de sua filha. Tudo em Oldboy é muito bom, a direção, atuação, trilha sonora, mas o que mais me chama a atenção foi o cuidado que Jeong -hun Jeong teve com a fotografia do filme.
Posso afirmar com certeza de que dos vários filmes que já vi que se basearam em HQs, mangás para a composição da obra, Oldboy é um dos poucos senão o único que conheço que tem a fotografia feita a partir dos enquadramentos de um mangá. A cada sequência o espectador tem a impressão de estar folheando um mangá, cada cena foi trabalhada com a iluminação necessária e a dramaticidade que tanto encanta na Nona arte.
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Ótimo filme!
Postar um comentário