segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Senhor dos Anéis – produto multimídia


A trilogia ‘’Senhor dos Anéis’’ abriu o caminho para algo que não tinha tanta força como tem agora: as inúmeras e mega-produções de adaptações literárias. Não que não existisse antes, mas a quantidade é absurdamente maior. Até mesmo no Brasil já é uma prática antiga. Só pára citar exemplos: 1916, houve a filmagem de ‘’O Guarani’’ e em 1918 de ‘’Iracema’’, obras literárias brasileiras famosas de José de Alencar.
Porém, o cenário atual das adaptações literárias é completamente diferente. Impulsionado pelos avanças tecnológicos, a capacidade e o limite das películas são infinitos, conseguem retratar e simular de forma muito mais precisa.
O contexto contemporâneo de convergência de mídias permite o produto aparecer e ser divulgado em vários cenários. O Senhor dos Anéis é um ótimo exemplo para enfatizar este ambiente.
Primeiro, como trata-se de uma trilogia de renome, grande investimento, grande número de fãs, forte marketing e produção hollywoodiana de ponta, conseguiu combinar vários fatores importantes para o sucesso midiático.
Segundo, a divulgação em mídias como: livros, cinema, tv, Internet e jogos eletrônicos diversos, conseguiu preencher toda, ou quase toda, a demanda midiática possível. Talvez, não apenas preencher, mas criar novas possibilidades de divulgação.
O sucesso de Senhor dos Anéis fez os investidores e produtores perceberem que as adaptações são extremamente lucrativas e bem-sucedidas. Atualmente, a quantidade de filmes transportados dos livros para o cinema é absurda. Mesmo alguns sendo toscos e mal produzidos, conseguem atingir margens de lucros notáveis.
Este artigo tem como objetivo a seguinte proposta: analisar e debater o atual ‘’momento’’ das adaptações literárias como convergência midiática e vários de seus desdobramentos.

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